Peter, o Sensei do Gi vermelho carimbo

Ou como passar de cinto castanho a 4º Dan para idiotas

domingo, 31 de março de 2013

Supernova

Caros praticantes e aspirantes a praticantes,
Como devem saber tudo na vida tem princípio, meio e fim. Os grandes mestres marciais e as suas organizações não são excepção.
Como bom aspirante a picheleiro ou a sapateiro, cada aspirante a Soke dedica-se alguns anos a aprender o ofício para depois se estabelecer por conta própria e desenvolver ano após ano a sua organizaçao e feira de vaidades privada.
O caminho ou DO da aldrabice é conhecido, ve quem quiser ver, junta-se quem se quiser juntar.
Temos no caso ora concreto, o exemplo do artista Juan Gomez.
Este pequeno espanhol começa como qualquer praticante num estilo obscuro, de nome Myura Ryu.
Nada a ver com o conto Miura de Miguel Torga, na obra 'Os Bichos'.
Temos aqui um excerto do seu trajecto:
  • 1983 Regional coach with Spanish Association of Goshindo Myura Ryu.
  • 1983 Gained 3rd dan in Goshindo Myura Ryu.
  • 1990 Awarded Kyoin Nidan Certificate.
  • 1993 Operative Security Monitor with the European Security Instructors Association.
  • 1993 Gained 2nd dan in Shotokan karate.
  • 1993 Gained 3rd dan in Jiu-jitsu.
  • 1995 Gained 4th dan in Jiu-jitsu.
  • 1997 Awarded 'Black belt of the year' at the World Kobudo Federation international meeting.
  • 1999 Gained the title of Renshi in Juko Ryu Jiu-jitsu.
  • 2000 Gained 5th dan in Jiu-jitsu.
  • 2005 Gained 6th dan in Jukoshin Ryu Jiu-Jitsu and promoted to W.E.B.B.S
Neste momento é 8 Dan.
Andou a servir a Jukoshin de Brian Cheek, um mestre excelente cujo amor pelo vil metal o leva a associaçoes menos recomendáveis como sejam a que encetou com Helder Nunes, Pedro Esteves, e outros ao longo dos anos, desde que descontassem parte dos proveitos para a sua associaçao, que é também ela derivada da do Soke Morris, padrinho do supersensei Helder Nunes.
Neste momento, o seu representante em Portugal é a Shihan Mónica Couto da Sakura Ryu.

Incompatibilizado com Cheek, decidiu que estava na hora de dar o grande passo. E deu, funda a sua organizaçao internacional, auto gradua-se, passa de 6º para 8º Dan em 8 anos, e começa a reunir um conjunto de 'instrutores' com ambiçao semelhante, para aparecer nos 'palcos' marciais deste mundo.

Um desses ambiciosos é Renshi Pedro 'Carimbo' Esteves.
O Renshi Esteves, como Sócrates ou Relvas, é um ser humano que nao regateia lata. Após ser desmascarado na sua falsificaçaozinha, continua a querer permanecer nas 'artes marciais' com a dignidade que acha que merece, sendo esta dignidade sinónimo de um ego manco e graduaçao a condizer.
Os aldraboes atraem-se, já diz a ciencia da Física, e o aldrabao, é uma nova particula atómica que junta a mecanica quantica de Eisenberg com a Teoria da relatividade de Einstein, ou seja, o aldrabao é uma partícula sub atómica com ambas as cargas, negativa e positiva, mas sem conteúdo, pois nada tem para ensinar senao uma coreografia desconexa.

Vejamos, neste video
podemos encontrar elementos em Pedro 'Carimbo' Esteves que revelam a sua fonte de inspiração, ou seja uma mistura criativa que retira técnicas que considera vistosas de uma Kata de Mestre Mochizuki a Ridatsu Ho No Kata, com técnicas do programa do Mestre Philippe Renault. Entretanto.Como Helder 'Mini' Nunes, vai aprendendo as técnicas mais vistosas pelo caminho dos seminários internacionais, e vai aprimorando a peça teatral que vende nos tapetes desse mundo.

A Ridatsu Ho No Kata é uma Kata de cinto castanho, graduação real deste Renshi, que mostra assim a ausência de carga, ou seja, não sabe mais.

(Deixamos para os mais observadores, os comentários à rasura feita a esferográfica de tinta preta por cima de tinta azul, na caderneta, concretamente na data de atribuiçao do cinto azul)

 O seu génio revela-se contudo naquela espécie de Osoto Gari, que à primeira vista poderá parecer uma aberração, mas que para o olhar treinado é uma técnica eficientíssima e executada de forma excelente só requerendo a total colaboração do parceiro, bem como a insistência num Juji Gatame, e depois colocar o peito do pé na nuca e passar de forma atabalhoada o uke para uma posiçao de barriga para baixo, numa interpretação livre da já citada Ridatsu.
  Pedrito fundou a Academia Profissional de Jiujitsu, uma versão da sua anterior associação, em versão 2.0, após ter sido desmascarado na sua falta de carga quântica.

Num filme de John Carpenter, cujo nome é 'The Thing' temos um ser alienígena que copia exactamente o ser hospedeiro sem ser exactamente o mesmo. Esse filme é um hino à capacidade deste artista de outro mundo em imitar ipsis verbis um estágio de 1999 em que Brian Cheek o encontra como cinto azul, curiosamente comprovável, pois basta analisar a caderneta que este Pedro 'Carimbo' Esteves nos facultou para perceber que a sua criatividade nas artes gráficas e na imitação de assinaturas  começou a partir dessa graduação.
Basta ao observador atento obter uma cópia desse estágio e comparar com

que é aliás uma excelente mostra do gosto musical e polivalência cinematográfica deste artista. Apenas lamentamos pela Joana, que seja cinto castanho dado por um cinto azul, mas o livre arbítrio tem destas coisas, há que escolher baseando-nos na informação que temos.
Mas voltando ao 'The Thing' portugues, até os trejeitos de Brian Cheek consegue mimetizar, alguns maneirismos, e até a postura em Kamae, aliás imitada também por mini Nunes.

Podemos voltar a ver a repetição das mesmas técnicas em
passando a banda sonora sempre a condizer com a ocasião.
O rapaz faz pela vida e tem que se lhe dar todo o mérito pelo mérito que não tem.
Caso o leitor queira treinar com este artista/estilo/associação internacional, pode começar por visitar o Ginásio LH, em Amora/Seixal, onde será bem recebido quer por Renshi Nunes, quer pelo dono do ginásio que só quer dar o melhor aos seus clientes, zelando pela sua segurança e por isso é que optou por um instrutor de artes marciais falsamente credenciado e com conhecimento 'limitado' como forma de preservar a integridade física dos praticantes.
Os interessados não devem, por fim, perder a comparação entre
e http://www.budointernational.net/books-in-english/1539-dvd-juko-shin-ryu.html, bem como com
para podermos apreciar a grande escola que é a Juko shin, bem como a existência de organismos entre nós que replicam por vezes de forma livre, o que os outros sabem e são.

Cuidado com as imitações e boas vindas à http://jukoshotoryu.es/.